Desafios
DESAFIOS
Inúmeros são os desafios da educação no Brasil.A evasão escolar, altos índices de analfabetismo, distorção idade-série, desistência e baixa qualidade no ensino. Esses problemas agravam-se no atual cenário de distanciamento social e suspensão de aulas nas Escolas devido a pandemia do Covid-19. O período de distanciamento está ampliando a desigualdade do ensino já enfrentada por milhares de estudantes de baixa renda nas escolas públicas.
O formato de educação à distância adotada como estratégia imediata por Instituições de Ensino, na prática não alcança e não se acomoda na realidade sócio-econômica de milhares de estudantes da Rede Pública, que corresponde a mais de 80% dos estudantes brasileiros segundo levantamento do Pnad-IBGE (2019). Os efeitos desse processo interrompido e desacompanhado no trajeto educacional desses alunos não são otimistas apesar dos esforços de Secretarias, Escolas, e professores para não deixar os alunos sem conteúdo e evitar a perda total do ano letivo.
As alternativas para amparar os estudantes estão surgindo e se estruturando. Algumas escolas têm elaborado atividades e distribuído aos alunos da melhor forma possível. Professores estão preparando vídeo-aulas que estão sendo transmitidas por canais abertos de televisão com apoio das Secretarias. No entanto, há inúmeros obstáculos e desafios no processo de aprendizagem com a mudança do ambiente e da rotina escolar. Neste novo cenário, o aluno estuda com familiares, quando estes estão disponíveis, porém o maior desafio é saber se sem a presença do professor, as dúvidas estão sendo respondidas e a qualidade da aprendizagem relacionada às atividades oferecidas. O professor não está presente para responder aquela pergunta, o colegas não estão ao lado para resolver juntos a questão e os pais e familiares podem não ter tempo ou segurança de ajudar a criança a responder a lição.
Para trazer o aspecto incentivador em meio aos desafios da educação pública, a Rede TR convida e se propõe a conectar voluntários para acompanhar e ajudar um estudante nesse processo de aprendizagem solitária. Acreditamos que todos nós podemos nos engajar nessa luta pela educação contribuindo de diversas maneiras, como por exemplo ajudar uma criança na tarefa escolar. Acreditamos que pessoas que tiveram melhores oportunidades de ensino e formação podem tornar-se parceiros de estudo desses estudantes e de uma forma simples contribuir para a melhora da educação no país.
OBJETIVOS da TR
Auxiliar no desenvolvimento de habilidades, fortalecendo a autoestima, a segurança e o bem-estar do educando;
Desenvolver senso crítico e estimular atividades direcionadas a habilidades de soluções de problemas;
Incentivar a pesquisa, leitura, criatividade e comunicação;
Incentivar a autonomia na resolução de atividades escolares;
Estimular o diálogo e elaboração de questões acerca de dúvidas ou situações-problema vivenciadas;
Ampliar o contato com a diversidade, as oportunidades e caminhos que a educação possibilita.